<$BlogRSDUrl$>

Tuesday, April 26, 2005



A democracia está fundamentada na hipocrisia. Tudo o que se relaciona com esse regime político, em última instância, desemboca em algum argumento hipócrita.

Nada mais é do que hipocrisia quando se diz que o povo é sábio. A maior parte, a parcela que elege os dirigentes, comporta-se como um indolente rebanho, tocado para lá e para cá pelos capatazes políticos através de promessas que nunca se cumprirão.

Somente hipocrisia reside nas expressões comuns à prática democrática: "base parlamentar de apoio", "compatibilização de interesses"... Todas eufemismos para corrupção pura e simples.

Não passa de hipocrisia quando se diz que o poder é exercido em nome do povo. Os congressos e os parlamentos eleitos com essa função nos países democráticos são tumores nacionais, os quais, insuficientemente tratados a cada eleição, voltam a crescer, para disseminar com empenho redobrado a metástase da corrupção.

Mas a hipocrisia vive em todo o lado, tomou proporções dantescas, a hipocrisia reina também nos postos de trabalho, na mesa de café e eu sei lá …

De fato, o único alento que se extrai de todo este quadro deprimente é o saber de que a democracia vai se extinguir infalivelmente. Não se trata de uma afirmativa leviana nem tampouco de uma profecia sem fundamento, mas tão-somente da antevisão de um processo inevitável, natural e automático de depuração.

Tudo quanto é errado, nocivo ou inútil não pode se manter indefinidamente.

A classe política remanescente terá necessariamente de redireccionar os seus objectivos e procedimentos, ajustando-os a princípios bem diferentes dos actuais, pois caso contrário não será remanescente.

O regime político do futuro aproximar-se-á mais dos exercidos por determinados povos antigos, não por acaso relegados à curiosidade histórica ou completamente esquecidos pelo Homo Politicus moderno, essa estranha criatura, que na sua decadência mal pressentida se intitula auto-suficiente, mas que nos seus actos mostra-se apenas como auto-iludida.



This page is powered by Blogger. Isn't yours?